O que está buscando?

Liga de Treinamento Esportivo reúne oito delegações no Sesi Americana

Mais de 180 nadadores participaram da disputa

 Por: Raiza Tronquin - Comunicação Sesi-SP | Regional Americana
25/03/202323:21- atualizado às 15:04 em 28/04/2023

Neste sábado (25), aconteceu a 1ª etapa de inverno da Liga Sesi de Treinamento Esportivo de Natação. A competição, que abriu a temporada de 2023, foi realizada no Sesi Americana e contou com a participação de mais de 180 atletas, vindos de oito unidades da instituição no Estado de São Paulo.

Em busca de índices para o campeonato paulista, os nadadores de 7 a 17 anos disputaram as melhores marcas nas categorias pré-mirim, mirim, petiz, infantil, juvenil, sênior e absoluto, no evento organizado pela Federação Aquática Paulista (FAP).

O diretor de Centro de Atividades CAT Sesi, Pedro Luiz Caliari, abriu as atividades dando boas-vindas às delegações de Araraquara, Limeira, Osasco, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votorantim.

“Acredito que a primeira etapa da liga tem importância dobrada, pois baliza as expectativas de atletas e técnicos quanto ao desempenho esportivo para o restante do ano. São jovens talentos que estão se desenvolvendo aqui hoje, em Americana, mas que rodarão outras unidades do Estado ao longo deste ano”, observou.

De acordo com o gestor geral da FAP, Flavio Campos, desde que a federação recebeu a proposta da Liga Sesi, a considerou inovadora na massificação das categorias de base. “Essa competição engrandece ainda mais a natação paulista e garante bons resultados para o Sesi, que já conquistou vários títulos paulistas e brasileiros. É um projeto que apoiamos e exaltamos sua importância no cenário estadual”.

Divididas em duas etapas, as provas foram realizadas em clima amistoso de disputa. Com gritos de apoio, as delegações e seus familiares motivaram os nadadores todo o tempo. “É um orgulho saber que vários atletas que iniciaram neste projeto hoje fazem parte da equipe principal, no alto rendimento. A Liga é fundamental para o crescimento e evolução de cada um”, reforçou o técnico da equipe de Osasco, Antônio Carlos da Cunha Garó (Neno).




Além do desenvolvimento pessoal, a atleta Helena Lima de Morais Giorgi (12), de Santa Bárbara d’Oeste, ressaltou a importância da natação para a manutenção de sua saúde. “Eu tenho asma, então pratico a modalidade desde os três anos de idade. Estou na equipe do Sesi desde 2018 e meu foco são provas longas, como 800m, 400m e 200m medley para disputa do título brasileiro. Eu adoro minha equipe, além do ambiente onde treino, e penso que isso ajuda na hora de buscar as melhores marcas”.

O pensamento é reforçado por Caliari: “Ainda que se trate de uma competição, devemos sempre estar atentos aos valores que o esporte traz à tona e representa como: o respeito, superação e tantos outros que formam o caráter dos nossos jovens”, finalizou o diretor.

Confira o desempenho de cada atleta aqui: https://www.aquaticapaulista.org.br/arquivos/2023/20230325040623.pdf.