O que está buscando?

Atletas do SESI Americana disputam circuito aquático em São Sebastião

Grupo treinou durante um ano para a competição

 Por: Raiza Tronquin - Comunicação Sesi-SP | Regional Americana
13/12/202210:11- atualizado às 23:34 em 25/03/2023

No último domingo (11), aconteceu mais uma edição da tradicional prova aquática Fuga das Ilhas, na Barra do Sahy, em São Sebastião (SP).

Organizada pelo Circuito Aqua, a competição reuniu cerca de 3.500 atletas, de diversas categorias, entre profissionais e amadores, que percorreram dois mil metros de prova nas águas salgadas do litoral paulista.

O SESI Americana esteve representado pela professora de natação Alessandra Giraldeli, os salva-vidas Douglas Fernando Passarin, Fernando Amaral Caldeira e Wellington Wilson da Silva, e os alunos Andreza Lorena, Bruno Borges, Claudia Patricia Dorat, Fabrício Diniz Pinto, Felipe Leite, Fernanda Leite, Fernando Leite, Hernane Ribeiro de Souza, Julia Silva Salomão, Maurício Kumura, Maurício Rovina, Olivio Pazini, Renato Pellisson Pereira, Ronivaldo Cesar e Rodrigo Neris.

Composto por atletas de 27 a 56 anos, o grupo se preparou durante 12 meses para disputar sua primeira prova em águas abertas. “Nós nunca havíamos cogitado participar de uma competição deste nível. Porém, no último ano, quando tomamos a decisão, fizemos um planejamento de treino focado especialmente na travessia”, relatou Alessandra (49).

Após inscrita, a equipe, que treinava duas vezes por semana, passou a fazer aulas extras aos sábados, na piscina do balneário, incluindo treinamento de emergência com dicas pertinentes à competição. Segundo Kumura (50), que pratica corrida desde 2017 e natação há um ano, por mais preparado que o atleta esteja, a sensação de frio na barriga faz parte do percurso. “Eu treinei muito, além de manter minha alimentação regrada, com foco na prova. A Alessandra, enquanto nossa mentora, teve um papel fundamental no preparo da equipe, sempre nos tranquilizando e incentivando”.

O resultado de tanto empenho se deu com a chegada de todos os atletas ao fim da prova. Para Andreza (40), as sensações físicas e emocionais se fundem em uma descarga de adrenalina. “É um mix de alegria, exaustão, tensão e, principalmente, sentimento de realização. Nada disso seria possível sem o apoio e dedicação da nossa professora Alessandra. Ela nos fez acreditar”.

Superação é a palavra eleita para definir a experiência vivida pelo grupo, que contou com a torcida de seus familiares. “Nós buscamos fazer tudo para garantir que todos se sentissem preparados. O mais importante para nós foi concluir a prova. Ao final, nossos abraços emocionados tiveram a grata sensação de meta alcançada”, concluiu a professora Alessandra.

O SESI Americana parabeniza a todos pelo desempenho e inspiradora participação neste importante desafio.

Os resultados de cada nadador podem ser consultados no site www.circuitoaqua.com.br.