O que está buscando?

SESI-SP lança mais um programa subsidiado para a Indústria

Evento teve o apoio do CIESP Americana e abordou estratégias de prevenção com foco na saúde dos trabalhadores

 Por: Raiza Tronquin - Comunicação Sesi-SP | Regional Americana
20/06/202422:00- atualizado às 10:48 em 11/07/2024

 

Com o intuito de preservar a vida e o bem-estar do trabalhador, o SESI-SP acaba de lançar mais um programa gratuito para a indústria, a Trilha de Saúde Corporativa. O anúncio aconteceu durante nova edição do Café com a Indústria, realizado em parceria com o CIESP Americana, na quinta-feira (20).

Durante o encontro, que reuniu 70 representantes do setor, entre gestores e profissionais de recursos humanos, o especialista em Saúde Ocupacional, Dr. José de Assis Pires de Miranda, e a especialista em Nutrição, Michelle Martins Bedolini, trouxeram dados e soluções para uma gestão estratégica dentro do tema proposto.

Estiveram presentes, na ocasião, o gerente regional do SESI-SP, Pedro Luiz Caliari, o diretor titular do CIESP, Leandro Zanini Santos, a gerente regional do CIESP, Silvia Boaventura Catto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), Marcelo Antonio Fernandes, o Coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade SESI-SP, Matheus Mendes, e outros representantes da instituição.

A Trilha de Saúde Corporativa vem com um objetivo específico, revelar a importância de investir na prevenção da saúde dos trabalhadores com foco em produtividade, uma vez que os custos de saúde no Brasil são altos e estudos mostram que tendem a aumentar.

“Quando surge a necessidade de elaborar um programa voltado para isso, normalmente as empresas não possuem bases suficientes para medir as prioridades ou o desfecho, se comparado ao cenário que antecede o implemento de alguma ação”, observa Miranda.

Os trabalhos se iniciam com a Avaliação de Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), respondida pelo próprio funcionário via chatbot, que coleta 46 indicadores, que combinados geram dados dentro de 3 eixos principais: sobre produtividade, cultura de segurança e estilo de vida. A partir disso, é criado um plano de intervenção para a empresa, priorizando ações estratégicas que permitem direcionar investimento em saúde de forma correta.

O próximo passo da trilha é a busca por diagnósticos, quando se inicia o Circuito Saúde. “Exames são ofertados para a empresa, a fim de identificar grupos de cuidado, aqui com foco em diabetes. Ou seja, fazemos testes de glicemia, pressão arterial como complemento e caso alterações sejam reveladas, realizamos também o exame de hemoglobina glicada”, explica Bedolini.

Segundo a especialista, após identificados, os trabalhadores diabéticos são encaminhados para a Telessaúde SESI-SP, serviço de saúde especializado, acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, e posteriormente para o serviço de telemonitoramento que conta com acompanhamento médico, incluindo consulta com nutricionistas e psicólogos. “Os trabalhadores que não recebem o diagnóstico também podem fazer uso do pronto atendimento 24 horas da Telessaúde subsidiado pelo SESI-SP exclusivamente para empresas industriais. Temos ainda a possiblidade, a partir do relatório entregue à empresa, de determinar intervenções de forma geral que estão alinhadas com o portifólio do SESI-SP, que envolve nutrição e psicologia corporativa, entre outras soluções com vistas à promoção da saúde”, garante.

Caliari reforçou a importância de investir na saúde e no bem-estar como pilares fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. “Se pensarmos que depois da massa salarial da empresa, a maior despesa se refere à saúde, temos que pensar em uma gestão estratégica para cuidar do trabalhador e ao mesmo tempo economizar. Não basta apenas investir, tem que investir certo”, conclui.

Além das palestras, o evento contou com rodada de perguntas e respostas, na qual os presentes puderam compartilhar suas dúvidas, aprender mais sobre o programa apresentado e estimular a troca de experiências, evidenciando o impacto positivo que o Programa de Saúde Corporativa pode trazer para a indústria.

Para informações sobre a trilha, entre em contato pelo e-mail matheus.mendes@sesisp.org.br, pelo telefone (19) 98162-0475.

 

 

Leia também