Em todas as modalidades que disputou, o Sesi-SP venceu, sendo que, na FLL, as equipes conquistaram os três lugares do pódio, na FRC, ganharam o Impact Award, láurea de maior prestígio da?categoria e, na F1 in Schools, a primeira colocação. Ao todo, levaram 19 prêmios.
Por: Sarah Toledo, Sesi São Paulo
02/03/202421:41- atualizado às 11:21 em 08/05/2024
Neste sábado (2/3), foi realizada a final da etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. O evento é realizado anualmente pelo Departamento Nacional do Sesi e este ano ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Participaram mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos, de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país. As equipes do Sesi-SP venceram todas as categorias que disputaram.
Com 31 times em campo e 243 alunos, o Sesi-SP conquistou 19 prêmios nas três modalidades em que participa, FIRST Lego League Challenge (FLL) FIRST Robotics Competition (FRC), F1 in Schools.
Na FIRST LEGO League (FLL), os alunos do Sesi-SP conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares do campeonato. O primeiro lugar ficou com a equipe Los Atômicos, de Araras-SP. O segundo ficou com a equipe Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo-SP e o terceiro foi para a equipe Heroes, de Jundiaí-SP.
O Impact Award, prêmio de maior prestígio da FIRST, ficou com os estudantes da equipe SESI SENAI Octopus, de Bauru-SP. O título é uma homenagem à equipe que melhor representa um modelo para outras equipes e melhor incorpora a missão da FIRST.
"É um prêmio que celebra a engenharia de maior impacto na comunidade. É muita emoção ganhar um prêmio desses e ainda conseguir ir para o mundial. Honramos o nosso nome!", declarou Isabel Mani, integrante da equipe.
O 1º lugar da categoria F1 in Schools foi para a equipe Genus Racing, de São Caetano do Sul - SP. A gestora da equipe, Giulia Ventre, foi incentivada a participar como piloto, depois de demonstrar sucessivamente um bom tempo de disparo, enquanto se divertia nos intervalos da competição. Na sua primeira tentativa em campo ela conquistou um bom tempo e não parou mais. Se tornou a piloto oficial até o fim do torneio.
“Eu nem acreditei que estava indo tão bem. Era algo que eu nunca tinha feito oficialmente. Estou muito feliz e grata pela confiança da minha equipe”, disse Giulia.
As equipes classificadas para o mundial da FIRST, em Houston, EUA, foram: SESI HEROES (FLL), PARDOBOOTS (FLL), LOS ATOMICOS (FLL), 7565 Robonaticos (FRC) e 7567 Octopus (FRC).
Confira todos os prêmios e classificações do SESI-SP 2024:
- Campeão da corrida Mata-Mata, Genus Racing, SESI São Caetano do Sul,
- Indicação ao prêmio Mídias Digitais, Hale Falcons, São Caetano do Sul
Confira todas as equipes que participaram do torneio:
- Torneio FIRST Lego League (FLL)
- Torneio FIRST Robotics Competititon (FRC)
- Torneio F1 in Schools