O que está buscando?

Estudantes do Sesi são premiados em competição de foguetes

1ª edição da Copa Americanense de Foguetes (Amerifog) incentivou a prática científica e distribuiu prêmios em dinheiro

18/05/202211:22- atualizado às 11:24 em 18/05/2022

Alunos da Escola Sesi de Americana foram os campeões da Copa Americanense de Foguetes (Amerifog), realizada no último fim de semana no município. Na competição, venceu a equipe que alcançou a maior distância no lançamento de foguetes, construídos com garrafa PET. Os participantes concorreram em duas modalidades, estabelecidas a partir do propelente utilizado nos protótipos: água e ar pressurizado manualmente para estudantes do ensino fundamental e vinagre com bicarbonato para estudantes do ensino médio.

Bianca Camargo Antonio e Yasmin Camille Zanata, alunas no 9º ano do Sesi Americana, foram as vencedoras na modalidade água, atingindo uma distância de 267 metros. A equipe recebeu um prêmio no valor de R$ 900,00. Na modalidade vinagre, venceu a equipe formada por Giovanni de Luca Gomieri, Layne Levi Cassimiro de Souza e Yasmin Bonet de Oliveira, estudantes do 3º ano do ensino médio do Sesi Americana. A distância alcançada foi de 287 metros e o prêmio recebido foi de R$ 1.200,00.

O evento teve 60 equipes inscritas, sendo 31 na modalidade água e 29 na modalidade vinagre. Os participantes eram alunos de escolas públicas e particulares dos municípios de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Cerquilho, Iepê, Indaiatuba e São Paulo. As notas obtidas no evento podem ser utilizadas na Mostra Brasileira de Foguetes, valendo vaga para a Jornada de Foguetes, a mais importante competição da área no país.

Além da competição, a Amerifog contou com palestras científicas e oficinas. Estiveram presentes Henrique Duarte, recordista brasileiro de lançamento de foguetes, e João Batista Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes. A copa teve apoio do Sesi-SP; Prefeitura Municipal; Unisal; Colégio Americana; Ensinar.pro; Olimpíada Brasileira de Astronomia; Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE); e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o organizador do evento, Edvaldo Milan, professor de Ciências no Sesi Americana, a realização de atividades científicas lúdicas, como a Amerifog, é uma forma de contribuir para o envolvimento dos estudantes em trabalhos de pesquisa. “O incentivo de atividades com esse caráter pode contribuir para o despertar da curiosidade por ciências, auxiliando no letramento científico. A competição em grupos também promove o trabalho em equipe, oportunizando aos professores ou orientadores trabalharem habilidades socioemocionais”, afirmou.

O evento foi realizado na Unisal. 

Leia também