O que está buscando?

Benefícios do Programa 5S em plena época do novo Coronavírus

Vem entender como aplicar estas dicas na sua rotina.

 Por: SESI São Paulo
08/05/202009:43- atualizado às 17:36 em 14/05/2020

Os noticiários anunciam o tempo todo informações sobre o novo Coronavírus. A população está informada sobre cuidados, métodos de prevenção, estatísticas de casos suspeitos, de mortes, impacto na economia, na saúde e muitos outros dados. E uma das informações e recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde – diz respeito ao isolamento social e quarentena como formas de prevenção do avanço da contaminação do novo Coronavírus.

Estamos em casa, seja em home office ou não, mas esse é o espaço mais ocupado pela grande maioria das pessoas neste momento. O que fazer para ocupar o tempo? Como driblar os momentos de angústia e de ociosidade que eventualmente estejam pairando nos ambientes residenciais?

São muitos os aliados que podem auxiliar neste momento e um deles é, certamente, o Programa 5S em casa.

 

Você deve estar se perguntando: O que o Programa 5S tem a ver com isso?

Resposta: Tudo a ver ... pois estamos falando de mudanças comportamentais, aquisição de novos hábitos, necessidade de ambientes limpos e higienizados, relacionamentos mais saudáveis, etc.

Essas questões também são abordadas no Programa 5S e praticá-lo em sua casa traz muitos benefícios, como por exemplo:

  • Promove a liberação dos espaços (ambientes, armários, gavetas, etc.) para os mais variados objetivos.
  • Auxilia na eliminação de gastos desnecessários, estimulando o reaproveitamento de recursos por meio do consumo consciente de produtos de limpeza, de alimentos, de água, energia e gás.
  • Facilita a localização de materiais, objetos e documentos, otimizando o tempo, reduzindo o estresse e minimizando conflitos no relacionamento interpessoal.
  • Proporciona ambientes cada vez mais saudáveis, espaços arejados, confortáveis e mais fáceis de limpar, pois a quarentena nos remete a passar a maior parte do tempo em casa.
  • Incentiva mudanças de hábitos quanto à limpeza, estimulando a disposição do lixo em locais adequados, evitando doenças.
  • Amplia a segurança nos ambientes da casa, especialmente quando a família possui crianças pequenas, idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • Contribui para a saúde dos moradores, incluindo a autoestima, melhor gestão do tempo e equilíbrio mental nesse momento de confinamento.

 

Você conhece o Programa 5S? Experimentou praticá-lo em casa, com sua família durante o isolamento social e a quarentena?

Sabe como iniciar esse processo e usufruir dos benefícios do Programa 5S em casa?

O SESI traz algumas dicas para que você utilize o Programa 5S como um aliado.

 

Acompanhe a Dica de nº 2 – Conhecendo o Programa 5S em casa.

 

Conte com o SESI-SP nessa jornada!

Leia também